Make your own free website on Tripod.com
AvesWorld

Home

Galeria de Fotos
Aviso aos Internautas
Caixas de busca
Links favoritos
Contate-me
Conselhos para compra
Sexo,Cor,Idade,Como escolher?
Transportando-o até o novo lar
As primeiras horas em casa
Habituando o periquito em nossa mão
Habituando o periquito ao banho
Identificando o macho e a fêmea
O ninho
O primeiro ovo
O início da incubação
Sexo,Cor,Idade,Como escolher?

image5.gif

Sexo, cor, idade, aspecto físico, como escolher?


Quando se decide comprar um Periquito é bom que saiba o mínino sobre eles. Não se deixe influenciar por ver amigos e seus pássaros vivendo harmoniosamente, se decidir dar o pássaro de presente a alguém, certifique-se que este alguém pode cuidar do pássaro como um amigo, e não como uma obrigação, pois é daí que vêm os fracassos nas criações (sendo uma criança fale com os pais, pois com o tempo elas perdem o interesse pelo animal e acabam deixando-os morrerem), visto que a vontade de ter o animal é momentânea, e não demorará muito para fique desiludido, e venha a acabar com seu plantel. Após decidir que se tornará responsável pelo pássaro, e que pode se encarregar dele sozinho, já poderá adquirí-lo em qualquer loja de animais, ou se preferir em criadores, nas lojas em geral o preço é reduzido, mas você só saberá o sexo do pássaro, já nos criadores por um preço mais elevado saberá não só o sexo do Periquito, mas sua idade, seus pais e as idades deles, além de conseguir algumas dicas.

Sexo: O sexo do periquito não importa quando se deseja ter apenas um, tanto o macho quanto a fêmea são igualmente carinhosos e sociáveis, há quem diga que os machos são mais aptos a falar, mas isso não é verdade, já ouvimos fêmeas que falavam tão bem ou mesmo melhor que muitos machos, o segredo é o carinho, a paciência e a dedicação. A não ser que disponha de muito tempo não recomendamos que tenha apenas um Periquito, como já foi explicado antes, este sofreria de tédio. Quando se deseja ter um casal (o mais recomendável) o sexo pode ser facilmente identificado pela cor da carúncula (brevemente mais detalhado em "Reprodução").

Cor: A cor do Periquito é relevante na escolha, você pode escolher aquele que lhe agradar mais, porém deve-se ficar atento aos Periquitos brancos, albinos, lutinos e arlequinados, pois nestes a verificação do sexo é mais difícil e apenas os mais experientes conseguem identificá-los com segurança, então se deseja formar um casal com algum destes Periquitos peça ajuda competente ou evite-os para não se enganar. O importante é que todas as penas estejam formadas.

Idade: A idade ideal para compra do Periquito é quando ele terminar a sua primeira muda, por volta de um ano de idade, e sua plumagem já está totalmente formada. Os Periquitos jovens acostamam-se melhor com o novo ambiente e aprendem com mais rapidez truques e o dom da fala. Um Periquito jovem identifíca-se facilmente pelos olhos, a íris branca ainda não é presente e o olho do pássaro é apenas negro, pode-se identificá-los também pela carúncula de cor roxa-violeta, atenção novamente aos Periquitos brancos, albinos, lutinos e arlequinados, pois nos machos adultos a carúncula pode se apresentar nessa cor.

Aspecto
Físico: Os olhos e narinas (carúncula) devem ser brilhantes e não podem apresentar nenhuma secreção. A plumagem não deve ter clareiras (caso o pássaro esteja na muda é melhor esperar que ele termine-a), as penas não devem estar roidas nem grudadas na região anal. O bico deve ter brilho e não ser demasiado comprido. As pernas não podem apresentar crostas nem calosidades, 2 dedos apontam para frente e 2 para trás, nenhum pode faltar.