Make your own free website on Tripod.com
AvesWorld

Home

Galeria de Fotos
Aviso aos Internautas
Caixas de busca
Links favoritos
Contate-me
Conselhos para compra
Sexo,Cor,Idade,Como escolher?
Transportando-o até o novo lar
As primeiras horas em casa
Habituando o periquito em nossa mão
Habituando o periquito ao banho
Identificando o macho e a fêmea
O ninho
O primeiro ovo
O início da incubação
O início da incubação

O Início da Incubação


Quando o ovo é posto no ninho, a fêmea logo começa a incubá-lo. Permanecendo grande parte do tempo no ninho e raramente sairá, apenas para fazer suas necessidades, sendo alimentada unicamente pelo macho. Continuará pondo outros ovos com um intervalo de 2 dias, até completar 3 a 5, embora às vezes chegue a 7 ou 11, nesse caso não se deve deixar que a fêmea choque mais de 5 ovos, pois não conseguiria incubá-los corretamente, devemos então retirar os ovos extras e passá-los para outra fêmea que também esteja chocando, não havendo esta possibilidade devemos infelizmente nos defazer dos ovos adicionais para não prejudicar o desenvolvimento dos primeiros.
O macho permanece sempre por perto, vigiando sempre alerta, tranquilizando a fêmea com chilreios e chamados baixinhos, porém ela nunca deixa de averiguar o que se passa ao seu redor ao ouvir algum barulho estranho, verificando o que há de errado, colocando rapidamente a cabecinha para fora pela abertura.
Por esse motivo é importante que durante o período de incubação a gaiola esteja num local sossegado e tranquilo, para que a fêmea possa sempre ouvir seu parceiro.
Uma semana após a postura do último ovo, podemos começar a inspecioná-los diariamente, verificando seu estado e como a fêmea está, caso algum ovo se quebre normalmente a própria fêmea retira-o do ninho; se ela não o fizer, retire-o você mesmo, para assim manter o ninho limpo. As inspeções são necessárias pois pode acontecer da fêmea vir a falecer, pois enquanto choca seu estado de saúde se torna um pouco debilitado.
Aproximadamente 18 dias após o início da incubação dos ovos os filhotes rompem a casca do ovo e nascem.